Mais agilidade para as instituições
Soluções tecnológicas auxiliam na automatização do processo de portabilidade de crédito 23/05/2013 02:43
» Almir Carrion

A portabilidade de crédito possibilita a transferência de empréstimos e financiamentos, de uma instituição financeira para outra, caso seja solicitado pelo consumidor. A lei obriga a instituição a acatar o pedido do cliente, no entanto, não rege como isso deve ser feito, segundo explica Almir Carrion, diretor de assuntos institucionais da C&M Software. "Por esse motivo, cada instituição financeira determina qual será seu procedimento e, por vezes, algumas preferem não portar um financiamento para sua instituição pela dificuldade atual do processo", explica. Para facilitar o procedimento, os bancos se organizaram, por meio da Febraban, e criaram a Central de Transferência de Crédito, CTC, solução tecnológica que agiliza a portabilidade. "A central vem para automatizar a comunicação entre as instituições para que este procedimento ocorra de maneira mais fluída e transparente ao consumidor", conta Carrion.

Com a criação da CTC, a C&M desenvolveu dois consoles dentro da plataforma Rocket, que é voltada para automação de negócio. O primeiro é o Rocket Console CTC, desenvolvido para cuidar da troca de arquivos, fazendo a gestão dos processos que a instituição financeira está envolvida. "Este console cumpre todos os requisitos tecnológicos exigidos no projeto e, ainda, auxilia no cumprimento de prazos, gerando alertas, tarefas e relatórios para as áreas responsáveis", declara o diretor. Além desse primeiro console, também foi desenvolvido pela empresa o Rocket Console Portabilidade, criado para atender às necessidades das áreas de negócio das instituições financeiras, sobre o tema. "Este console possibilita identificar o perfil do consumidor e aderência dos produtos financeiros para este perfil, aprimorando a oferta ao cliente e, por consequência, gerando melhores negócios", explica.

Para o diretor da C&M, a padronização do processo entre as instituições financeiras por meio da CTC, gera conseqüências positivas tanto para elas, como para os consumidores, já que a automatização do processo garante mais eficiência e redução de reclamações. "Com os dois consoles, conseguimos solucionar as necessidades de todas as áreas cujo tema da portabilidade esbarra dentro das instituições financeiras, ou seja, da TI ao comercial, passando pelas áreas de atendimento e crédito. Desta forma, o Rocket Console CTC somado ao Rocket Console Portabilidade melhorará o dia a dia dos profissionais envolvidos no processo", conclui.

Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
Sempre à frente do cliente
Thiago Paretti
Mutant
exibições: 39
00:02:34
Crescendo sempre
Thiago Paretti
Mutant
exibições: 19
00:04:20
Total de vídeos: » 980
http://www.portalcreditoecobranca.com.br