Por trás da pontuação de crédito
Idec lança manual e realiza seminário sobre transparência no processo de credit scoring 07/12/2017 12:43
Conhecido no mercado como credit scoring, essa pontuação é vista por alguns como uma "caixa preta", afinal poucos conhecem como o ranking é composto. Por isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Idec, e o Instituto de Tecnologia e Sociedade, ITS-Rio, realizaram o seminário "Sociedade do ranking: credit scoring, discriminação e transparência", nessa quarta (06), reunindo as empresas responsáveis pelo ranking - Serasa Experian e Boa Vista/SCPC -, as fintechs e pesquisadores para discutir o que pode mudar com as novas empresas de tecnologia que entram nesse sistema e os limites éticos de apuração de dados.

"O Idec e o ITS Rio apresentaram os resultados de investigações dos direitos dos cidadãos que são pontuados. Dos resultados da pesquisa sobre os direitos, identificamos cinco direitos básicos: acesso gratuito às bases de dados e informações pessoais; modificação gratuita, em até cinco dias, de informações erradas e imprecisas; prazo de validade de cinco anos de informações sobre dívidas e débitos, direito de revisão de decisões feitas exclusivamente por computadores e algoritmos, direito de indenização por danos morais por uso de informações excessivas, como likes do facebook", explicou Rafael Zanatta, do Idec.

No seminário, o consenso foi a necessidade de ser transparente. O pesquisador da UERJ, Danilo Doneda, salientou que a transparência deve ser um direito e um valor da composição da pontuação. Saber os critérios ajudam a ter informações cada vez mais precisas, que ajudam tanto o cidadão como o as entidades de crédito. O mesmo acha a professora da UnB, Laura Schertel Mendes, autora do livro "Privacidade, proteção de dados e defesa do consumidor devem ser resguardados do Big Data e gerar informações improcedentes. "Não estamos falando de dados pessoais, não só para crédito, mas para outros serviços. Tem um efeito negativo muito claro, ou seja, a lei de proteção de dados pondera interesses; e o prejuízo para o consumidor é muito grande" - sobre a questão da análise de gosto pessoal".

As representantes das empresas que fazem o ranking comentam que as estruturas são seguras. "A Serasa não usa rede social para se basear no perfil do consumidor. É como se fosse uma foto de casal: no Facebook é tudo mil maravilhas, na vida privada, quem conhece sabe que não é bem assim", explicou Vanessa Butalla. Sobre o cidadão consultar seu credit scoring nesse tipo de instituição, a Boa Vista/SCPC alertou sobre a gestão dos dados: "Quem consulta tem um contrato com o respectivo birô e eles têm um critério para permitir que sejam consultados - não é um mar aberto, existem regras que devem ser cumpridas".

No painel com as fintechs, sobre os modelos alternativos de scoring, Fabricio Federici, da Lendico, disse que utilizando de alta tecnologia, a análise de dados tem vantagens, como a diminuição da burocracia e os produtos oferecidos online, como empréstimos consignados. Ele exemplifica: "O CEP não diz muita coisa. O CEP em conjunto com outras informações diz muita coisa. Informações combinadas enfraquecem quando analisadas individualmente. O score não é uma coisa ruim, pelo contrário. Se você entender e souber utilizar ao seu favor, pode ajudar muito!"

MANUAL
No site do Idec, foi lançada uma página para desvendar o credit scoring. Um vídeo explica o que é pontuação de crédito e é possível baixar o manual "Por trás da pontuação de crédito: conheça seus direitos", com orientação ao consumidor com as explicações e os direitos em relação aos critérios de pontuação, com três modelos de cartas para exigir acesso gratuito às informações que compõem a pontuação de crédito, uma para retificação de informações erradas ou imprecisas e uma para exclusão de dados da vida útil, máximo cinco anos por alguma inadimplência.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
Otimização do ambiente de negócios
Valter Andrade
Serasa Experian
exibições: 18616
00:02:24
Ganho de rentabilidade
Felipe Villas
Liq
exibições: 12675
00:02:05
Total de vídeos: » 1.089
http://www.portalcreditoecobranca.com.br