Taxas de juros das operações de crédito caem novamente
Anefac acredita que a tendência é que continuem sendo reduzidas nos próximos meses 11/10/2018 11:33
Pela sétima vez consecutiva, as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em setembro de 2018, isso acontece depois de o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua última reunião do Copom. As taxas do cartão de crédito caíram 0,34%, isso é 11,78% ao mês (280,51% ao ano) em agosto de 2018, para 11,74% ao mês (278,88% ao ano) em setembro de 2018. Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor de estudos e pesquisas da Anefac, tendo em vista a melhora do cenário econômico com menor risco de crédito e o fato das atuais taxas de juros das operações de crédito estarem elevadas, a tendência é que as taxas de juros continuem sendo reduzidas nos próximos meses.

Porém, para Oliveira, à frente das incertezas derivadas do quadro eleitoral que vem pressionando a cotação do dólar, bem como fatores externos notadamente, o quadro econômico em algumas economias emergentes (Argentina, Turquia e África do Sul) e o fato do Banco Central ter sinalizado com elevação da taxa básica de juros frente a todos estes cenários, existe igualmente o risco das taxas de juros voltarem a ser elevadas nos próximos meses. As taxas de juros vinham em um longo período de redução quando em fevereiro de 2018 voltaram a ser elevadas interrompendo este longo ciclo de reduções.

As reduções neste momento se devem, para Oliveira, a alguns fatores como: redução dos depósitos compulsórios promovida pelo Banco Central e que entraram em vigor em abril de 2018, a melhora do cenário econômico com crescimento da economia o que reduz o risco da inadimplência e por fim as taxas de juros e spreads em patamares elevados possibilitando redução das mesmas mesmo com a manutenção da Selic.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
O ser humano no novo contexto
André Pandolfi
CSU Contact
exibições: 22984
00:01:37
Ambiente requer resposta ágil
Daniela
Estácio de Sá
exibições: 15321
00:01:01
Total de vídeos: » 1.155
http://www.portalcreditoecobranca.com.br