Anefac faz análise de dez anos do crédito no Brasil
Volume de crédito e prazo dos financiamentos apresentaram melhora, enquanto taxas de juros, spreads bancários e inadimplência sofreram piora 25/09/2018 05:25
A Anefac realizou um balanço dos últimos dez anos do crédito no Brasil para apurar o comportamento dos principais indicadores praticados pelo sistema financeiro neste período. O estudo compreendeu no levantamento o período dos cinco principais indicadores de crédito, dados estes, compilados do relatório de Política Monetária do Banco Central.

A análise demonstra que efetivamente as condições de crédito apresentaram uma melhora com forte expansão do volume emprestado que passou de 36,5% do PIB em junho de 2008 para 46,5% do PIB em junho de 2018, bem como no aumento dos prazos médios de financiamento que foram elevados em mais de 200%, de 12,0 meses em junho de 2008 para 40,6 meses em junho de 2018. Entretanto este volume de crédito ainda é extremamente baixo quando se comparam às principais economias internacionais onde o volume de crédito representam mais de 100% de suas economias.

Em virtude da crise econômica os demais indicadores tiveram piora sendo que as taxas de juros das operações de crédito e os spreads bancários foram elevados assim como os indicadores de inadimplência que foram igualmente elevados. Assim no período deste levantamento (dez anos) dos cinco principais indicadores de crédito três sofreram piora (taxas de juros, spreads bancários e inadimplência) e dois apresentaram melhora (volume de crédito e prazo dos financiamentos). 
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
O ser humano no novo contexto
André Pandolfi
CSU Contact
exibições: 22529
00:01:37
Ambiente requer resposta ágil
Daniela
Estácio de Sá
exibições: 14851
00:01:01
Total de vídeos: » 1.149
http://www.portalcreditoecobranca.com.br