Endividamento de famílias é o menor desde janeiro de 2013
Trajetória de queda do endividamento vem sendo observada desde setembro de 2015 30/08/2017 09:56
O endividamento das famílias em relação à renda dos últimos 12 meses chegou a 41,53% no mês de maio, o menor valor desde janeiro de 2013. É o que mostra o Boletim Crédito do Ceper/Fundace. A trajetória de queda do endividamento vem sendo observada desde setembro de 2015. "Isso indica que as famílias estão fazendo um esforço para pagar suas dívidas e não estão tomando novos empréstimos em decorrência da situação da economia brasileira", avalia o pesquisador Luciano Nakabashi, que também é docente da FEARP-USP (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

O estudo também mostra redução da inadimplência no mês de junho de 2017 em relação ao mês anterior, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, revertendo a trajetória de alta da inadimplência total. Para Nakabashi, essa queda, apesar de positiva, não permite concluir que a situação financeira dos agentes melhorou, mas é um elemento positivo em um processo de retomada da economia.

O estoque das operações de crédito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas sofreu queda, apontando o processo de desalavancagem das empresas e famílias.  A trajetória de queda do estoque das operações de crédito, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, iniciada em dezembro de 2014, mostra que a situação do mercado de crédito no Brasil ainda está abalada pela baixa atividade econômica do Brasil, mas também aponta um maior fôlego para a retomada de empréstimos em períodos de recuperação da economia.

Os dados do Boletim do Ceper mostram que ocorreu ainda redução do volume de crédito das categorias - total, empréstimos e títulos descontados, financiamentos em geral e financiamentos imobiliários - na comparação de maio de 2017 com maio de 2016 em todas as regiões analisadas.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
O desafio que virou modelo internacional
Rosângela
Sodexo
exibições: 196
00:13:06
O cliente no centro
Caio Poli
99
exibições: 691
00:01:33
Total de vídeos: » 1.046
http://www.portalcreditoecobranca.com.br