Endividamento de famílias é o menor desde janeiro de 2013
Trajetória de queda do endividamento vem sendo observada desde setembro de 2015 30/08/2017 09:56
O endividamento das famílias em relação à renda dos últimos 12 meses chegou a 41,53% no mês de maio, o menor valor desde janeiro de 2013. É o que mostra o Boletim Crédito do Ceper/Fundace. A trajetória de queda do endividamento vem sendo observada desde setembro de 2015. "Isso indica que as famílias estão fazendo um esforço para pagar suas dívidas e não estão tomando novos empréstimos em decorrência da situação da economia brasileira", avalia o pesquisador Luciano Nakabashi, que também é docente da FEARP-USP (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

O estudo também mostra redução da inadimplência no mês de junho de 2017 em relação ao mês anterior, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, revertendo a trajetória de alta da inadimplência total. Para Nakabashi, essa queda, apesar de positiva, não permite concluir que a situação financeira dos agentes melhorou, mas é um elemento positivo em um processo de retomada da economia.

O estoque das operações de crédito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas sofreu queda, apontando o processo de desalavancagem das empresas e famílias.  A trajetória de queda do estoque das operações de crédito, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, iniciada em dezembro de 2014, mostra que a situação do mercado de crédito no Brasil ainda está abalada pela baixa atividade econômica do Brasil, mas também aponta um maior fôlego para a retomada de empréstimos em períodos de recuperação da economia.

Os dados do Boletim do Ceper mostram que ocorreu ainda redução do volume de crédito das categorias - total, empréstimos e títulos descontados, financiamentos em geral e financiamentos imobiliários - na comparação de maio de 2017 com maio de 2016 em todas as regiões analisadas.
Matérias Relacionadas

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
Mais Lidas
DBM aposta na capacidade operacional
Melina Lass
DBM Contact Center
exibições: 4604
00:00:00
"Somos reflexo da demanda do mercado"
Salvador Porres
DBM Contact Center
exibições: 3070
00:00:00
Total de vídeos: » 1.052
http://www.portalcreditoecobranca.com.br